Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos-Set/25

R$ 3.150,00
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Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

1. Apresentação do Curso:

 

A gestão e administração de contratos administrativos é uma das atividades mais estratégicas e sensíveis para o bom funcionamento da Administração Pública. A correta execução dos contratos não apenas garante a eficiência e a economicidade dos recursos públicos, mas também assegura o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade e transparência.

 

O curso "Gestão e Administração de Contratos Administrativos na Administração Pública" foi desenvolvido para capacitar servidores públicos que atuam diretamente com a elaboração, fiscalização e gerenciamento de contratos.

 

 

2. Público-alvo:

 

Agentes públicos que atuam ou tenham interesse em atuar na gestão e fiscalização de contratos administrativos.

 

3. Objetivo:

 

Fornecer conhecimentos básicos para servidores que tenham interesse no tema ou estejam designados como fiscais ou gestores de contratos. Além disso, apresentar as principais inovações trazidas pela nova legislação 14.133/2021.

 

4. Conteúdo Programático:

 

OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E SEUS PRINCIPAIS ASPECTOS

 

O contrato administrativo e suas características;

O contrato administrativo e sua relação com a fase preparatória da contratação;

Conteúdo obrigatório do contrato administrativo;

Formalidades a serem observadas na celebração do contrato;

 

O dever de fiscalizar:

 

  • Atribuições de gestão e atribuições de fiscalização;
  • Como fiscalizar: definição do modelo de gestão de contrato;
  • Requisitos legais para a designação dos agentes e impossibilidade de simples recusa;
  • Contratação de terceiros e responsabilidade do fiscal;
  • Apoio e auxílio jurídico durante o exercício das atribuições de gestão e fiscalização;

 

O novo panorama de vigências contratuais:

 

  • Serviços e fornecimentos continuados: condições para manutenção e prorrogação da vigência
  • Contratos de escopo ou resultado e sua prorrogação automática
  • Contratos com prazo de vigência indeterminado

 

Execução do contrato:

 

  • A Administração como parte do contrato, com responsabilidades perante a contratada
  • Modelo de execução contratual
  • Responsabilidade trabalhista em contratos de prestação de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra
  • Subcontratação do objeto: possibilidades e limites
  • Recebimento do objeto: boas práticas
  • Pagamento: a nova ordem cronológica e cuidados necessários

 

Formas de manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato: características, diferenças e cabimento:

 

  • Reajustamento em sentido estrito
  • Repactuação de contratos com cessão de mão de obra em regime de dedicação exclusiva
  • Revisão contratual: modificação do valor para reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do contrato

 

Alterações contratuais: possibilidades e limites:

 

  • Espécies de alterações contratuais: unilaterais qualitativas, unilaterais quantitativas e consensuais
  • Limites percentuais: aplicabilidade e metodologia de cálculo
  • Vedação à transfiguração do objeto
  • A necessidade de formalização prévia do termo aditivo

 

Formas e causas de extinção do contrato e suas consequências para a Administração:

 

  • Infrações contratuais e sanções aplicáveis pelo descumprimento do contrato
  • O processo administrativo sancionador
  • Competência para aplicação

 

 

A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

Governança e estratégias para a gestão e a fiscalização eficientes

 

A gestão e a fiscalização na prática:

 

  • Visão sistêmica: início, meio e fim
  • A fiscalização contratual nos diferentes tipos de contrato
  • Orientações importantes para gestores e fiscais, visando uma atuação segura e adequada
  • O processo de gestão e fiscalização e seus documentos:
    • Anotações de ocorrências: o que, como e quando fazer e as consequências das falhas no exercício desta atribuição
    • Emissão de notificações à contratada: quem deve realizar, quando e como
    • Instrumento de Medição de Resultados – IMR: o que é, quando e como utilizar
    • Mapa de riscos: o que é e quando cabe
    • Solicitações de alterações
    • Relatórios

 

Análise objetiva da atuação dos agentes em situações do dia a dia dos contratos, em especial:

 

  • Comunicação com a empresa contratada
  • Controle e prorrogação de prazos
  • Controle da vantagem da manutenção do contrato
  • Verificação do cumprimento, pela contratada, de obrigações acessórias e de políticas públicas
  • Alterações contratuais solicitadas pelo setor requisitante e pelo contratado
  • Reequilíbrio, revisão, repactuação de preços
  • Recebimento e recusa do objeto

 

 

5. Sobre o Professor:

 

                                                              GABRIELA PÉRCIO

                                                                         

  • Advogada especializada em Direito Administrativo. Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Consultora em Licitações e Contratos desde 1998. Atua com capacitação de agentes públicos desde 2004.
  • Foi servidora do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Atual Vice-Presidente do Instituto Nacional da Contratação Pública (INCP). Membra associada do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASAN).
  • Professora convidada dos cursos de Pós-Graduação em Licitações e Contratos da Escola Mineira de Direito (EMD), do Instituto Goiano de Direito (IGD) e da Faculdade Pólis Civitas (PR).
  • Autora da obra “Contratos Administrativos – Manual para Gestores e Fiscais – De acordo com a Lei 14.133/2021”, 4ª edição, ampliada, revista e atualizada, e coordenadora da obra “Inteligência e Inovação em Contratação Pública”, ambas da Editora Fórum. Autora de diversos artigos publicados em sites, revistas especializadas e obras coletivas sobre a Lei 14.133/21.

 

6. Datas e Horários:

 

Data: 09 e 10 de Setembro de 2025

Horário: 08h30 às 17h30 (1h intervalo - almoço)

Duração: 02 dias

Carga Horária: 16 horas

 

 

7. Local:

 

Local: ALAMEDA VITÓRIA HOTEL

Endereço: Av. Dante Michelini, 585, Jardim da Penha, Vitória/ES - 29.060-235

 

*Para hospedagem no hotel onde o curso será ministrado, clique no link abaixo e identifique-se como aluno DPCC para realizar a reserva.

 

Link para reservar hospedagem: https://wa.me/message/2AAO323IT2SYO1

 

 

8. Investimento:

 

R$ 3.150,00 (incluindo certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço).

 

 

9. Formas de pagamento:

 

O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:

 

  • Banco Inter: 077 | Agência: 0001 | C/C: 40190143-2 (chave pix: contato@dpcc.com.br – e-mail);

 

10. Informações para emissão da Nota de Empenho:

 

DPCC – Cursos e Treinamentos Ltda

CNPJ: 12.639.832/0001-31

Praça Presidente Getúlio Vargas, 35, Ed. Jusmar, Sala 906 – Centro – Vitória/ES - CEP: 29.010-350.

 

 

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