Gestão e Fiscalização de Contratos de Compras e Serviços (com e sem alocação de mão de obra): novas regras, novos desafios!

 
1. Apresentação do Curso:
 
A evolução do marco regulatório das contratações públicas impõe novos desafios aos gestores e fiscais de contratos. Com a coexistência de diferentes normativos – Lei 8.666/1993, Lei 14.133/2021 e Lei 13.303/2016 – é essencial que os profissionais da administração pública estejam preparados para atuar com segurança e eficiência na gestão e fiscalização de contratos de compras e serviços.
 
Este curso oferece uma abordagem aprofundada e prática sobre as principais regras que regem os contratos administrativos, trazendo as mais recentes interpretações dos Tribunais de Contas e Órgãos de Controle, além das melhores práticas extraídas dos regulamentos mais atualizados sobre licitações e contratos.
 
Destaques do curso:
 
- Diferenças e particularidades dos contratos sob as Leis 8.666/1993, 14.133/2021 e 13.303/2016;
 
- Diretrizes para fiscalização de contratos com e sem alocação de mão de obra;
 
- Impactos das novas regras e desafios na execução contratual;
 
- Análises de casos e jurisprudências dos Tribunais de Contas;
 
- Boas práticas e recomendações para mitigação de riscos;
 
- Oficina prática: Fiscalização das obrigações trabalhistas – contratos com dedicação exclusiva de mão de obra.
 
 
2. Público-alvo:
 
Servidores que atuam na área de Licitações e Contratos Administrativos, Procuradores e Controladores. Demais servidores que atuam em todas as fases do metaprocesso de contratação.
 
3. Objetivo:
 
Fornecer fundamentação teórica e prática para que os agentes públicos utilizem com segurança a Lei nº 14.133/202, em especial sua fase de execução contratual (da elaboração do contrato até a sua execução).  Realizar oficina específica para os contratos com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra, em especial quanto aos aspectos administrativos da contratação e recentes alterações nos recolhimentos das verbas previdenciárias e do FGTS.
 
4. Conteúdo Programático:
 
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS
1- Introdução
- A aquisição como um processo de trabalho;
 
- Principais falhas do processo de aquisição;
 
- A nova lei de licitações - será a solução dos problemas?
 
- A inevitável governança das contratações;
 
- Objetivos das contratações públicas na NLLC;
 
- O papel da fiscalização na nova Lei;
 
- O papel da assessoria jurídica na nova Lei e os riscos da fase da execução contratual;
 
-  
 
2- Contratos Administrativos
 Contratos Administrativos no contexto da Nova Lei nº 14.133/21
- Regime jurídico dos contratos administrativos;
- Da formalização dos contratos
 
- Cláusulas obrigatórias
- o objeto e seus elementos característicos;
 
- a vinculação ao edital de licitação e à proposta do licitante vencedor ou ao ato que tiver autorizado a contratação direta e à respectiva proposta;
 
- a legislação aplicável à execução do contrato, inclusive quanto aos casos omissos;
 
- o regime de execução ou a forma de fornecimento;
 
- o preço e as condições de pagamento, os critérios, a data-base e a periodicidade do reajustamento de preços e os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento;
 
- os critérios e a periodicidade da medição, quando for o caso, e o prazo para liquidação e para pagamento;
 
- os prazos de início das etapas de execução, conclusão, entrega, observação e recebimento definitivo, quando for o caso;
 
- o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica;
 
- a matriz de risco, quando for o caso;
 
- o prazo para resposta ao pedido de repactuação de preços, quando for o caso;
 
- o prazo para resposta ao pedido de restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro, quando for o caso;
 
- as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas, inclusive as que forem oferecidas pelo contratado no caso de antecipação de valores a título de pagamento;
 
- o prazo de garantia mínima do objeto, observados os prazos mínimos estabelecidos nesta Lei e nas normas técnicas aplicáveis, e as condições de manutenção e assistência técnica, quando for o caso;
 
- os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas e suas bases de cálculo;
 
- as condições de importação e a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso;
 
- a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições exigidas para a habilitação na licitação, ou para a qualificação, na contratação direta;
 
- a obrigação de o contratado cumprir as exigências de reserva de cargos prevista em lei, bem como em outras normas específicas, para pessoa com deficiência, para reabilitado da Previdência Social e para aprendiz;
 
- o modelo de gestão do contrato, observados os requisitos definidos em regulamento;
 
- os casos de extinção.
 
 
- Divulgação dos contratos;
 
- Substituição do instrumento de contrato;
 
- Das garantias
- Tipos
 
- Modalidades
 
- A que se presta
 
- Percentuais
 
- Nova sistemática da Lei 14.133/2021 - anualidade
 
- Questões relevantes sobre o seguro-garantia
- Disciplina
 
- Prazo para entrega e assinatura do contrato
 
- Análise
 
- Condições
 
- Validade
 
- Percentual
 
- Consulta regularidade de apólice de seguro-garantia - Susep
 
- Atenção para a cobertura adicional - AÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS
 
- Atenção para a cláusula de EXPECTATIVA, RECLAMAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SINISTRO
 
- Garantia contratual com cláusula de retomada
 
- Garantias e o PNCP
 
 
- Da alocação de riscos
 
- Da duração dos contratos
 
 
 
 
3- Da execução dos contratos
  Vinculação a princípios gerais e específicos:
- Cláusula de fiel execução e a prerrogativa de alteração unilateral;
 
- Impedimento, ordem de paralisação ou suspensão do contrato;
 
- Aviso público de obra paralisada;
 
 
4- Fiscalização da execução do objeto contratual
- Os agentes do artigo 117 da NLLC;
 
- Requisitos para a designação;
 
- Atribuições do fiscal;
 
- Registro de ocorrências;
 
- Medidas que excedem as atribuições do fiscal;
 
- Contratação de terceiros em apoio técnico à atuação do fiscal;
 
- Instrumentos operacionais de fiscalização;
 
- A figura do gestor e suas atribuições;
 
- Diálogo com o representante da contratada;
 
- O auxílio pelos órgãos de assessoramento jurídico e de controle interno da Administração;
 
- O preposto e seus poderes;
 
5- Responsabilidades do contratado, do gestor e do fiscal do contrato        
- Responsabilidades na Lei nº 14.133/2021;
 
- Responsabilidades pelos encargos trabalhistas;
 
- Responsabilidades pelos encargos previdenciários;
 
- Responsabilidades pelos encargos fiscais;
 
- Responsabilidades pelos encargos comerciais;
 
- Acórdãos TCU sobre responsabilização dos agentes responsáveis pela fiscalização;
 
 
6- Do recebimento do objeto na nova lei de licitações e contratos
- Compras: a simples entrega e o efetivo recebimento;
 
- Do recebimento provisório: obras e serviços;
 
- Do recebimento definitivo: obras e serviços;
 
- Do recebimento provisório: compras;
 
- Do recebimento definitivo: compras;
 
- Dever de estipulação dos prazos e métodos;
 
- Responsabilidade do projetista consultor;
 
- O recebimento definitivo e os vícios do objeto;
 
- Modelos de recebimento - (MODELOS SUGERIDOS);
 
 
7- Do pagamento na nova lei de licitações e contratos
- As Leis nº 8.666/1993 e nº 14.133/2021 e a ordem cronológica;
 
- O pagamento em caso de controvérsia quanto à execução do objeto;
 
- A remuneração variável na Lei nº 14.133/2021;
 
- O pagamento antecipado na Lei nº 14.133/2021;
 
- Da (IM)possibilidade de retenção de pagamento dos serviços executados ou fornecimentos realizados;
 
 
8- Alterações contratuais na nova lei de licitações e contratos
- Questões relevantes;
 
- Alteração contratual unilateral;
 
- Alteração por acordo entre as partes;
 
- O “valor inicial atualizado do contrato”;
 
- Regras para aplicação dos acréscimos e supressões;
 
- Alteração contratual e ausência de preço unitário para obras ou serviços: o que fazer?
 
- A supressão contratual e o material já adquirido pelo contratado;
 
- Restabelecimento total ou parcial de quantitativo de item: Orientação Normativa AGU nº 50 - nova redação (Portaria AGU nº 140, de 26.04.2021);
 
- Equilíbrio econômico financeiro dos contratos: os três “erres” para você nunca mais errar: Revisão, Reajuste e Repactuação;
 
- Extinção do contrato e restabelecimento do equilíbrio econômico;
 
- Execução contratual e a antecipação dos efeitos do contrato: situação complexa que envolve cuidados;
 
 
9- Do processo administrativo sancionador nas Leis nº 8.666/1993 e nº 14.133/2021 - o que muda?
- Requisitos para aplicação de penalidades;
- Lei 8.666/1993
 
- Lei 10.520/2022
 
- Lei 14.133/2021
 
 
- Da advertência;
 
- Da multa;
 
- Do impedimento de licitar e contratar;
 
- Da declaração de inidoneidade para licitar ou contratar;
 
- Da condução do processo por comissão;
 
 
10- Da extinção contratual
- Formas de extinção contratual;
 
- Culpa exclusiva da administração;
 
- Consequências da extinção por ato unilateral da administração;
 
- O contratado e o direito subjetivo à extinção do contrato;
 
- Inaplicabilidade da extinção contratual;
 
 
11- Da nulidade dos contratos
- Lei 8.666/1993 e Lei 14.133/2021: o que mudou?
 
- Requisitos para a anulação de ato ou contrato;
 
- Efeitos da anulação;
 
 
OFICINA: Fiscalização das obrigações trabalhistas - contratos com dedicação exclusiva de mão de obra
          
-  Terceirização na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos
- Atividades terceirizáveis
 
- Vedações
 
- O mesmo serviço pode ser realizado por mais de uma empresa?
 
 
- Documentos essenciais na Lei nº 14.133/2021
- A quem compete a conferência da documentação?
 
- Porque fiscalizar adequadamente a documentação apresentada?
 
- A regularidade fiscal, com o FGTS e trabalhista da contratada seriam suficientes para afastar qualquer responsabilidade da Administração?
 
- Qual foi o tratamento dado pela Lei nº 14.133/2021?
 
 
- Práticas recomendadas para minimizar os riscos da subsidiariedade advinda da súmula 331 do TST a serem incluídas em edital e contrato
 
- Conta depósito vinculada e pagamento pelo fato gerador: como escolher, principais regras, como otimizar o acompanhamento e o levantamento.
 
- Conferência da documentação na prática
- No primeiro mês da prestação dos serviços
 
- Quando solicitado pela Administração
 
- Quando da extinção ou rescisão do contrato
 
- Quando da admissão de novos empregados
 
- Quando da demissão do empregado
 
 
- Declarações e certidões (emissões, conferência da autenticidade)
 
- Cópia da folha de pagamento analítica de qualquer mês da prestação dos serviços, em que conste como tomador a parte contratante;
 
- Cópia dos contracheques dos empregados relativos a qualquer mês da prestação dos serviços ou, ainda, quando necessário, cópia de recibos de depósitos bancários;
 
- Comprovantes de entrega de benefícios suplementares (vale transporte, vale-alimentação, entre outros), a que estiver obrigada por força de lei ou de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, relativos a qualquer mês da prestação dos serviços de qualquer empregado;
 
- Comprovantes de realização de eventuais cursos de treinamento e reciclagem que forem exigidos por lei ou pelo contrato;
 
- Férias - análise e acompanhamento;
 
- Décimo terceiro salário: conceito; forma de apuração do 13º; pagamento da primeira e segunda parcelas;
 
- DCTFweb - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos;
 
- Entrega da GFIP/SEFIP via protocolo de envio de arquivos da conectividade social;
 
- Recolhimento do FGTS.
 
 
5. Sobre o Professor:
 
LINDINEIDE CARDOSO

 
- Bacharel em Direito, servidora pública há mais de 20 anos;
 
- Professora e instrutora em licitações e contratos;
 
- Especialista em Licitações e Contratos e em Direito Processual Civil, com habilitação para o Magistério Superior na área do Direito;
 
- Ex-empregada pública da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf;
 
- Servidora pública de carreira da Justiça Eleitoral;
 
- Membro do Instituto de Direito Administrativo de Alagoas – IDAA;
 
- Membro do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governançabrasil – RGB;
 
- Vasta experiência em Direito Administrativo, com ênfase na fase da Execução Contratual, notadamente em Gestão e Fiscalização de Contratos;
 
- Palestrante, escritora e instrutora;
 
- Colunista do portal Sollicita, na coluna Loucas por Licitações;
 
- Ex-Chefe da Seção de Gestão de Contratos - SEGEC, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas;
 
- Ministrante de cursos e palestras, virtuais e presenciais, para servidores de Institutos Federais de Educação, Universidades Estaduais e Federais, Prefeituras e Câmaras Municipais, Conselhos Federais, TRF, TRT, CNJ e Estatais;
 
- Professora da Pós-Graduação em Direito Municipal e em Licitações e Contratos do Centro Universitário Cesmac;
 
- Colaboradora das obras Direito Administrativo e Novas Tecnologias (Juruá, 2023), Direito Administrativo Municipal (Juruá, 2022) e Novo Direito das Licitações e Contratos Administrativos (Juruá, 2021);
 
- Autora do livro Contratos Administrativos na Nova Lei de Licitações - Teoria e Prática - Editora Juspodivm;
 
 
6. Datas e Horários:
 
Data: 06 e 07 de Novembro de 2025
Duração: 02 dias
Carga Horária: 16 horas
Horários:
Dia 06/11/25:
Manhã: 4 horas (8h às 12h) - Tarde: 4 horas (13h às 17h)
Dia 07/11/25:
Manhã: 4 horas (8h às 12h) - Tarde: 4 horas (13h às 17h)
 
7. Local:
 
Local: ALAMEDA VITÓRIA HOTEL
Endereço: Av. Dante Michelini, 585, Jardim da Penha, Vitória/ES - 29.060-235
 
*Para hospedagem no hotel onde o curso será ministrado, clique no link abaixo e identifique-se como aluno DPCC para realizar a reserva.
 
Link para reservar hospedagem: https://wa.me/message/2AAO323IT2SYO1
 
 
8. Investimento:
 
R$ 3.150,00 (incluindo certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço).
 
9. Formas de pagamento:
 
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
 
 
10. Informações para emissão da Nota de Empenho:
 
DPCC – Cursos e Treinamentos Ltda
CNPJ: 12.639.832/0001-31
Praça Presidente Getúlio Vargas, 35, Ed. Jusmar, Sala 906 – Centro – Vitória/ES - CEP: 29.010-350.
 
 
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
www.dpcc.com.br
contato@dpcc.com.br
(27) 99204-0950
(27) 3376-6888
 
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